Páginas

quinta-feira, novembro 08, 2012

Dieta cetogênica- Definição muscular-


O nível de força muscular tem uma íntima relação com a massa muscular. Quanto maior a massa muscular, maior a possibilidade de desenvolvimento da força desse músculo.
As dietas cetogênicas tiveram sua origem com o médico americano Dr.Atkins, na sua famosa “Dieta do Dr. Atkins Scardale“, em que ele preconiza uma dieta com alto teor de carboidrato de nível zero, levando o corpo a um estado de cetose (estado em que o corpo, não tendo mais Carboidratos para a produção de energia, passa a queimar Gorduras e cetonas).
Gorduras e cetonas são compostos resultantes da quebra de triglicérides para a produção de energia, podendo também ser usados para a produção de energia durante essas fases de dietas de zero carboidratos.
Alguns autores da área de nutrição para atletas fizeram certas modificações nesta primeira dieta para adaptá-la ao culturismo e conseguir um nível maior de volume muscular com a maior definição possível. Cada autor nomeou sua dieta de maneira diferente: o doutor Mauro di Pasquali reescreveu o assunto dando-lhe o nome de “Dieta Anabólica”, enquanto Dan Duchaine, outro autor americano e guru dos esteróides, chamou a dieta de “Body Opus”.
Basicamente, as dietas são iguais em termos de quantidades, porcentagens do número de macronutrientes, gorduras, Proteínas e carboidratos, mas diferem no aspecto das gorduras – o doutor Di Pasquali não restringe as gorduras saturadas enquanto que Dan Duchaine prefere as gorduras dietéticas ou EFA’S. Mesmo assim, no geral, ambas visam buscar o mesmo resultado. Agora, vamos explicar de uma maneira mais prática como é feita tal dieta, bem como suas vantagens.
A dieta de alto carboidrato, comumente usada por todos, pode não ser a ideal; embora alguns esportes necessitem de um desempenho de longa duração, este não é o caso do culturismo. O exercício é a parte catabólica mais potente e também o maior agente anabólico conhecido. Mas ele não o único e, maximizando os outros fatores, você pode atingir sua meta mais rapidamente.
Dieta hoje, sem dúvida, é um ponto bastante controverso. A dieta de alto carboidrato, média proteína e baixa gordura continua sendo a mais popular por apresentar várias vantagens como: facilidade de se iniciar, facilidade de ser compreendida e custo relativamente baixo.

Sua desvantagem principal é não poder ser a melhor dieta do culturismo. Já as dietas de alto teor de gorduras possuem como vantagens conseguir criar um ambiente bioquímico mais propício ao crescimento e ao aumento da definição muscular por não promover altas descargas de insulina no sangue. Na dieta cetogênica, você entra por um caminho onde seu corpo começa a queimar ácidos graxos livres e sua gordura subcutânea para a produção de energia. Quando você possui carboidratos presentes, o seu corpo queima Glicose para essa produção. 
Quando se come carboidrato, a insulina é segregada pelo pâncreas para permitir o armazenamento do restante de glicose que não puder ser usado como energia nos depósitos musculares e hepáticos. No entanto, se estes depósitos já estiverem cheios, o excesso é sempre transformado em triglicérides e armazenado como gordura corporal. Isso acontece devido ao aumento da liberação de enzimas lipogênicas (produtoras de gorduras), enquanto as enzimas lipolíticas (destruidoras de gorduras) diminuem. Já com a dieta cetogênica, ocorre o oposto.

Depois de esvaziados seus depósitos de Glicogênio, seu corpo passará forçosamente a utilizar gordura corporal como combustível. Na dieta de alto carboidrato, é um pouco complicado comer grandes quantidades de proteínas, enquanto na cetogênica, isto não é um problema, pois há um consumo grande de carnes vermelhas, que são ricas em proteína.
Culturistas de nível avançado que fazem a dieta de alto carboidrato, geralmente, aumentam 2,5 kg de massa a cada cinco anos, já com a dieta cetogênica, que cria um ambiente de restrição de gordura corporal e é estimuladora dos Hormônios anabólicos corporais (fundamentais para o crescimento de massa magra), eles chegam a ganhar esta média por ano.
A grande desvantagem da dieta cetogênica é o fato de ser mais cara que a tradicional por ter um consumo de carne e derivados lácteos mais alto. Para culturistas com o orçamento apertado, esse pode ser um fator limitante. Em seus primeiros dias, tal dieta pode causar certa ansiedade, pelo fato de a pessoa não estar acostumada a ser privada de carboidratos. Durante os três primeiros dias, seu cérebro lança pedidos de açúcar que chegam a causar certo desconforto e, para os que não possuem uma certa força de vontade para passar por esta fase, é melhor nem tentar.
Mas aqueles que buscam um maior aumento de músculos e menor gordura corporal, poderão ter resultados gratificantes. A dieta consiste em cerca de 33% das calorias de proteínas, 66% de gordura e apenas 1% de carboidratos durante os dias da semana (segunda a sexta-feira) e de 19% de proteína 20% de gordura e 61% de carboidratos durante os sábados e domingos, que é a fase de carregamento de carboidrato.
Como foi descrita, a dieta consiste em duas fases distintas: uma onde se leva o corpo ao esgotamento de suas reservas de carboidratos e outra onde se promove a super compensação. A dieta inicial é mais radical, em que se busca o mínimo de carboidrato possível para se ensinar o corpo a trabalhar melhor e mais rapidamente neste novo tipo de nutrição. Ao longo do tempo e de acordo com seus objetivos, pode-se ir aumentando a dose de carboidrato até um máximo de 30g diárias durante a 1º fase.
Foi verificado que com esse mínimo de carboidrato têm-se uma melhor queima das gorduras corporais. Já em relação ao número total de calorias, pode-se seguir o mesmo que as demais – em torno de 3000 kcalpara o aumento de massa (off season) e em torno de 1500 a 1800 kcal para a fase de definição (pre-contest).
Vamos a uma breve descrição das comidas que podem ser usadas em cada uma das fases: 
Fase Um: 
Carnes de todos os tipos, ovos, queijos e folhas em geral. Isto é permitido visto que cerca de 100g de folhas como alface e couve possuem apenas um ou dois gramas de carboidratos.Bebidas podem ser tomadas como café, chás e refrigerantes desde que sejam dietéticas, ou seja, sem açúcar, adoçados com adoçantes artificiais. 
Fase Dois: 
Além de todas as anteriores devem-se somente adicionar os alimentos ricos em carboidratos como macarrão, feijão, legumes em geral. Dê preferência aos carboidratos de baixo valor glicêmico. Nesta dieta, as gorduras saturadas fazem parte do cardápio e é do conhecimento de todos que essas gorduras tendem a aumentar o colesterol total, principalmente o LDL (ruim) e baixar os níveis de HDL (bom).

    Conclusão: se quer chegar ao nível de Bf (body fat) extremamente baixo vale a pena tentar!
observação feita por min: A primeira semana é a mais difícil, porém se vê resultados expressivos o que te anima a continuar

Por: Deylon Victor

Nenhum comentário:

Postar um comentário