Páginas

domingo, abril 15, 2012

A importância da musculação


 Aprenda um pouco sobre a importância da musculação com essa matéria super legal.

A importância da Musculação
 A musculação pode ser praticada por qualquer pessoa, em qualquer idade. Algumas restrições são para crianças, mesmo porque não faz sentido para uma criança fazer musculação, apesar de ela poder ganhar força e volume muscular. O ideal é esperar um amadurecimento razoável do corpo, a partir dos 14 anos, para depois ingressar num programa de treinamento. Não faz sentido colocar uma criança de 10 anos para fazer exercício resistido. Já os idosos devem fazer musculação, porque há uma série de estudos que falam sobre o fortalecimento do esqueleto, que poderá evitar problemas no caso de quedas.
 "As lesões ocorrem em casos de imprudências muito grandes e falta de acompanhamento profissional, mas o treinamento programado e correto não provoca lesões"
 As lesões ocorrem em pessoas que praticam o exercício resistido com alta intensidade, muito peso e muitas horas diárias e ainda o associam a outra atividade, como futebol e vôlei. O efeito disso é que você soma treinamento o tempo todo e o corpo tem pouco tempo para se recuperar desse efeito cumulativo. Na musculação em si não tem como acontecerem lesões, porque os movimentos são lentos e controlados, mesmo com sobrecarga. A única maneira de uma pessoa lesar-se com a musculação seria por meio de exercício com muito peso e muita velocidade ao mesmo tempo. As lesões ocorrem em casos de imprudências muito grandes e falta de acompanhamento profissional. Mas, o treinamento programado e correto não provoca lesões.
 Hoje, quando se fala da prescrição de exercícios resistidos, valorizamos exercícios mais básicos, que usam grandes grupos musculares, para a pessoa ganhar força e resistência para exercer suas atividades diárias. Ocorre que, para fazer esses exercícios, apesar de serem básicos, o desgaste físico é um pouco aumentado. No caso da gestante, em vez dessas atividades, prescrevemos exercícios que tentam isolar um pouco os músculos, para não dar desgastes tão grandes. Outra diferença é que, normalmente, o treinamento para não-grávidas é progressivo. Para gestantes, não faz sentido progredir no treinamento. Nós o conduzimos como atividade física. Para as sedentárias, são fundamentais a prática de atividades mais brandas e o acompanhamento médico. A atividade física não é recomendada em gravidez de alto risco.
 Atualmente, existem excelentes profissionais de educação física no mercado. Infelizmente, há profissionais ruins em todas as áreas. No Brasil, a percepção do exercício pelos profissionais aumentou demais nos últimos anos. Os especialistas percebem a magnitude do exercício e toda sua interferência no corpo do praticante. Não tenho dúvida de que as edições anteriores do Congresso Brasileiro de Musculação influenciaram muito no conhecimento desses profissionais. O problema é que, especificamente na musculação, o pessoal vai à academia não para treinar a força, resistência, autonomia do músculo, o fortalecimento do corpo, mas por questões estéticas. E isso gera a perda de referencial. A pessoa não olha o físico como um todo, em termos de qualidade de vida, mas detalhes nos braços, no abdômen. A falta de referencial gera as monstruosidades que a gente vê por aí. Algumas pessoas aplicam substâncias oleosas no interior dos músculos, o que pode gerar necrose e perda de tecido. Em alguns casos, é necessário cirurgia.
Fonte:Portal da Ed. Física

Por: Luiz Magno 

Nenhum comentário:

Postar um comentário